"Férias Grandes com Salazar" (2007) / Peças

de Manuel Martinez Mediero

    Estreia: 24/04/2007
    Encenação e cenografia: José Carretas
    Interpretação: Francisco Brás, Candido Ferreira, Eva Fernandes, Miguel Telmo, Carlos Marques, Pedro Fiúza, Candi Gomez, Ana Margarida Carvalho, entre outros.
    Assistência de encenação: Vera Miranda
    Figurinos: Maité Alvarez
    Música: Fernando Mota
    Desenho de luz:  Fernando Sena
Co-produção Teatro das Beiras | Teatro Nacional D. Maria II

Nos últimos dias da vida de António de Oliveira Salazar, vamos encontrar o velho ditador a lutar furiosamente contra a decadência física e intelectual, obrigado a confrontar-se com os fantasmas do passado. Maria, a governanta que dele cuidou a vida inteira, exige-lhe agora aquilo a que se sente com direito: o casamento. Nesse pedido é fortemente apoiada pelo próprio cardeal Cerejeira, que quer que o Presidente do Conselho – e seu amigo de longa data – morra em paz com Deus…

Entretanto, outras duas visitas se insinuam: o primeiro amor de Salazar, a professora Felismina, que lhe aparece nua em sonhos, e o fantasma de Humberto Delgado, que lhe anunciará que o seu fim está próximo.
Temendo conspirações de bastidores, Salazar desconfia que muitos, nomeadamente Marcello Caetano, esperam a sua morte para poderem, finalmente, chegar ao poder. No entanto, mantém, até ao fim, a doce ilusão de que ainda governa o país.

Outras peças em cena