ORQUESTRA DE SOPROS DA EPABI

A Orquestra de Sopros da EPABI é uma formação artística de natureza pedagógica, no âmbito dos cursos Básico de Instrumento, Instrumentista de Cordas e Teclas e de Sopros e Percussão da Escola Profissional de Artes da Covilhã. É constituída por cerca de 50 alunos de diferentes idades e dos diversos níveis de ensino lecionados na escola, sendo dirigida pelo Professor Francisco Luís Vieira, desde setembro de 2013.
Ao longo da sua existência, a orquestra tem-se apresentado regularmente a público, quer como componente formal de avaliação, quer na modalidade de formação em contexto de trabalho ou ainda no âmbito das parcerias ativas com as instituições locais e regionais, seguindo um princípio de forte compromisso social e cultural ao serviço das comunidades. Entre as inúmeras atuações, destacam-se concertos no Centro Cultural de Belém, no âmbito dos 1001 Músicos - Festa das Escolas de Música, no Europarque, em Santa Maria da Feira, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, no anfiteatro do castelo de Belmonte, no Teatro Municipal da Covilhã, no Teatro das Beiras, entre outros.
Em 2014 e 2015, a orquestra de Sopros da EPABI, dirigida pelo Professor Francisco Luís Vieira, participou na 1ª e 2ª edição do Concurso Internacional Filarmonia D’Ouro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, promovido e organizado pela Academia Portuguesa de Bandas, tendo alcançado o 3º e o 1º prémio, respetivamente, na categoria de Bandas Académicas.